Tradição

O Natal pelo mundo no Palácio Avenida

Está chegando a hora de se emocionar com as apresentações natalinas do Palácio Avenida. Já tradicional no calendário de final de ano de Curitiba, o espetáculo de Natal do HSBC chega com inúmeras novidades e a presença da atriz Ângela Vieira.

Esse ano, 160 crianças assistidas pelo programa HSBC Educação interpretarão o espetáculo intitulado Diferentes natais pelo mundo. As apresentações começam depois de amanhã, às 20h30. A previsão é receber 20 mil pessoas por dia, totalizando 200 mil em todas as apresentações de 2009.

Segundo o diretor de marketing do HSBC, Marcelo Velloso, o tema escolhido para esse ano tem ligação direta com os trabalhos da empresa em vários países. “O HSBC está presente em todo o mundo, por isso optamos em trazer essa situação na apresentação de 2009. Ainda temos o prazer e a honra de contar com a presença de Ângela Vieira, que será nossa estrela principal do espetáculo”, afirma.

A estrela citada por Velloso não é por acaso. Além dele se referir ao sucesso da atriz, é também pelo papel que ela interpretará no espetáculo: Estrela de Belém, que ao viajar com as crianças vai descobrindo como é celebrado o natal ao redor do mundo.

“Estou muito feliz de ter sido convidada para esse evento. O primeiro contato que tive com as crianças já foi fantástico. O Natal do HSBC é uma iniciativa louvável”, afirma Ângela Vieira.

Essa é a primeira vez que a atriz participa de um espetáculo desse porte. Para ela, independente do ator ser experiente ou não, se apresentar ao vivo para 20 mil pessoas gera o conhecido frio na barriga.

“Confesso que estou um pouco nervosa para entrar em cena, mas esse tipo de espetáculo tem contato direto com o público, o que considero o melhor sentimento que um artista pode ter no palco”, ressalta.

A interpretação de canções em outras línguas é outro destaque apontado pela diretora do Instituto HSBC Solidariedade, Claudia Malschitzky. De acordo com ela, todas as crianças estudaram e, por isso, sabem o que estarão cantando em línguas como espanhol, italiano, inglês, alemão e japonês.

“Isso justifica o nome do espetáculo. Percorreremos o mundo com as canções desses países. Ensinar as crianças a razão das músicas, bem como o que elas representam para cada país era muito importante para nós”, avalia.

Durante as apresentações as crianças interpretarão músicas do México (El zorro e Burrito sabanero), Inglaterra (We wish you a merry Christmas), África do Sul (Syahamba), Líbano (Cântico), Itália (Dorme bambino), Alemanha (O tenenebaum), Espanha (La marimorena) e do Japão (Kina kurinô).

Além dessas, também estão no repertório as brasileiras como Do re mi, Canção da América, Doces bárbaros, O que é, Canário do reino, Menino Deus, dentre outras.

A estudante Dieine Taíse de Souza participa das apresentações há dez anos. Para ela, em cada espetáculo a emoção é diferente. “É uma honra participar desde 1999 do coral. Eu adoro cantar, é algo maravilhoso. O interessante é saber que as crianças que estão começando a cantar no coral, bem como aquelas que assistem, já têm um carinho imenso pelo meu trabalho”, reconhece.

Serviço

As apresentações do Natal HSBC acontecem, a partir desta sexta-feira. De sexta-feira a domingo, até o dia 20 de dezembro, sempre às 20h30. O P,alácio Avenida fica na Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba.